TRATAMENTO
Terceiros Molares - Sisos
Conhecidos como dentes do siso, quando são erupcionados parcialmente, os terceiros molares costumam surgir entre os 17 e 20 anos de idade, sendo que 90% das pessoas não tem espaço na mandíbula para erupção do dente. Nestes casos, é preciso a remoção dos dentes do siso.
Conheça as dúvidas mais frequentes
Quais os problemas de não extrair o siso?
Na maioria dos casos, o principal problema é a dor aguda na gengiva ao redor do dente por conta de inflamação, além de possíveis infecções, sensibilidade e eventuais dificuldades em abrir a boca e na mastigação.
Porque o dente do siso dói tanto?
As causas são variadas. Por exemplo, quando o dente não erupciona, ou seja, não rompe a gengiva, ele pode acabar empurrando todos os dentes para fora do lugar, o que causa dor severa. Outro motivo é a eventual pressão do dente em um nervo, por exemplo.
Como é feita a cirurgia dos dentes do siso?
Primeiro, é feita uma cuidadosa avaliação do paciente e sua saúde geral. A cirurgia é realizada sob anestesia local e posterior extração. Em dentes completamente irrompidos, o processo é realizado com mais tranquilidade, em outros casos, pode ser necessária a realização de incisões na gengiva. Cabe à avaliação do cirurgião dentista a definição do melhor, e mais seguro, procedimento.
A partir de qual idade é indicada a remoção dos dentes do siso?
Recomenda-se a remoção ainda na juventude, pois as raízes ainda não estão completamente formadas e o osso ao redor do dente é mais poroso.